mais desenvolvido

O cérebro de uma pessoa criativa é potencialmente mais desenvolvido

Esquece essa história de que criatividade só serve para solucionar problemas e melhorar seu currículo profissional. A ciência já comprovou que nossos cérebros são maleáveis (ou plásticos) durante toda nossa vida, sendo que diferentes experiências de curto e longo prazo têm a capacidade de alterar sua estrutura. E o processo criativo, por ser um promotor inequívoco de novas experiências, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do cérebro, estimulando a plasticidade e promovendo o crescimento e a conexão de diferentes e novas áreas cerebrais.

O ponto de convergência claro está, como sempre, na necessidade de sobrevivência. Repetindo Darwin pela milésima vez, “quem sobrevive é aquele que se adapta”. Sendo assim, a plasticidade nada mais é que do que um comando genético que oferece ao cérebro a capacidade de se adaptar à novos cenários e contextos em busca da sobrevivência, utilizando uma poderosa ferramenta biológica de adaptação: a criatividade.

Ao engajar-se em atividades criativas, o cérebro é desafiado a explorar novos caminhos e a criar associações originais criativas. É desafiado a pensar de forma não convencional, explorando diferentes perspectivas e gerando novas ideias. Esse processo de pensamento divergente e flexível estimula a atividade neural em diferentes regiões do cérebro, criando novas conexões sinápticas e fortalecendo as já existentes.

A criatividade é um processo cognitivamente exigente que requer a ativação de várias habilidades mentais, como a atenção, a memória, o raciocínio e a flexibilidade cognitiva. Ao enfrentar desafios criativos, o cérebro é estimulado a desenvolver estratégias e abordagens originais, exercitando e ampliando sua capacidade de resolver problemas e enfrentar novas situações.

O processo criativo envolve a formação de novas sinapses, que são as conexões entre os neurônios. À medida que uma pessoa gera novas ideias, pensamentos ou soluções, as sinapses são fortalecidas e estabelecem conexões mais resistentes. Essas sinapses criativas podem facilitar a transferência de informações entre diferentes áreas do cérebro, permitindo a associação de conceitos e o surgimento de novos insights.

O estado de fluxo, especialidade do meu amigo Cadu Lemos, é caracterizado por um profundo envolvimento em uma atividade criativa, e tem sido associado a um aumento na plasticidade cerebral e a um maior desempenho cognitivo. Nesse estado, o cérebro está altamente focado e engajado, e a pessoa experimenta um senso de fluidez e satisfação. Esse estado propício à criatividade pode facilitar a conexão e a comunicação entre diferentes áreas cerebrais, promovendo o desenvolvimento neural.

Se você tinha alguma dúvida de que desenvolver a criatividade era fundamental para sua vida, agora sabe que não é apenas uma questão de solucionar problemas, mas de fazer seu cérebro evoluir de forma a transformar todas as áreas da sua vida.

Henrique Szklo
[email protected]